Descoberta dos Raios X
126 anos da descoberta dos Raios X
Você sabe quando e como foram descobertos os raios X ?
Na noite de 08 de Novembro de 1895, na cidade de Wurzburg, Bavaria, o professor de física Alemão Dr. Wihelm Conrad Röntgen (1845-1923) descobriu acidentalmente em seu laboratório misteriosos raios “invísiveis’, gerados em um experimento com tubos de raios catódicos.
Ele observou que quando acionava o experimento, o tubo de raios catódicos emitia um brilho fluorecente. Ele então cobriu o tubo com grosso papel escuro.
Em uma mesa próxima ao experimento, afastado alguns centímetros, haviam alguns tubos de ensaios com substâncias químicas e ele notou um fraca luz verde brilhando naqueles tubos de ensaios.
Dr. Rontgen observou que ali havia um novo tipo de energia sendo emitido pelo experimento.
O novo tipo de energia havia atravessado o papel escuro e interagido com as substancias ali próximas, fazendo-as brilhar.
Em seguida, realizando mais experimentos, descobriu que os novos raios de energia atravessavam a maioria dos materiais em seu laboratório, projetando sombras em objetos mais densos.
Dessa forma, notou que os raios atravessavam a pele facilmente, mas não ossos e metais.
Um dos primeiros experimentos de Dr.Röntgen foi realizado com o auxílio de sua esposa, Anna Bertha L. Röntgen, gerando a radiografia da mão dela. Essa é considerada a primeira radiografia medicinal .
Veja a imagem do radiografia, ‘Hand mit Ringen’ que traduzido do alemão significa ‘Mão com Anel’, no caso o anel de casamento de Bertha.
Créditos: As imagens que ilustram a capa e a radiografia abaixo foram extraídas do website memorial Roentgen, acessível no seguinte endereço https://wilhelmconradroentgen.de/en/about-roentgen
Gostou do post? Você já sabia dessa curiosidade? Deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe pelo Formulário.