Radiografia Digital
Radiografia Digital – DR & CR
A Radiografia convencional com utilização de chapas ou filmes radiográficos vêm progressivamente sendo substituída por novas técnicas de aquisição de imagem, utilizando dispositivos de aquisição conhecidos como sistemas de DR e CR.
Sistemas DR – (Digital Radiography) ou Radiografia Digital utilizam dispositivos eletrônicos capazes de converter raios X em energia luminosa e posteriormente a luz em sinais elétricos, estes então são convertidos em sinais digitais, que irão formar as imagens (DR de conversão indireta) ou ainda detectores com capacidade de conversão de raios X diretamente em sinais elétricos (DR de conversão direta). Detectores de raios X em formato de tela plana (FP- Flat Panel), ou dispositivos em formatos de detecção lineares (LDAs – Linear Diode Arrays) e evoluções destas tecnologias são detectores caracterizados como dispositivos detectores para DR.
Sistemas CR – (Computed Radiography) ou Radiografia Computadorizada, onde as imagens de raios X são obtidas com a utilização de placas de imagens – IP (Imaging Plates). As placas de imagem são similares aos filmes radiográficos convencionais, porém não requerem processo de revelação com banhos químicos e sala escura. Após a exposição, a placa de imagem é inserida em um aparelho scanner, que realiza a leitura da placa, converte o sinal e envia a imagem formada para o computador. As placas de imagem são reutilizáveis, podendo ser reutilizadas após cada leitura ou apagamento.
A Diagnostic Imagind pode oferecer soluções que abrangem desde dispositivos para aquisição de imagens de raios X até sistemas completos de raios X, otimizados para aquisição de Radiografias Digitais, conforme a demanda de inspeção.